segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Vento Sul



Título: Vento Sul
Autora: Vilma Arêas
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2011
Assunto: Literatura Brasileira - Contos
Páginas: 112
ISBN: 8535919872

Sinopse

Vento Sul reúne vinte contos organizados em quatro blocos - 'Matrizes', 'Contracanto', 'Planos paralelos' e 'Garoa, sai dos meus olhos' - este último citando um poema de Mário de Andrade. Neles se articulam histórias fundadoras, lembranças de personagens e vivências, vinhetas poéticas, uma quase parábola para falar de temas considerados de abordagem difícil, como a violência solapada que às vezes se pratica nas famílias. Em todas as histórias encontra-se o tema da perda e sua outra face - a persistência da memória. Vilma Arêas nasceu em Campos dos Goytacazes e mora em São Paulo.

Onde encontrar

No site da editora e nas principais livrarias. Trecho em PDF com o conto "Thereza" aqui.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Mar de Riqueza, Terras de Contrastes – O Petróleo no Brasil


Título: Mar de Riqueza, Terras de Contrastes – O Petróleo no Brasil
Autor: Rosélia Piquet (org)
Editora: Mauad
Ano: 2011
Assunto: Economia
Páginas: 224
ISBN: 9788574783895

Sinopse

Os textos reunidos no livro analisam: o papel que as descobertas de petróleo e gás natural nas camadas do pré-sal desempenharão para a economia brasileira; as perspectivas, os entraves e as ameaças quanto ao crescimento e consolidação da indústria para-petrolífera brasileira nos próximos anos, uma vez que o setor contará com os mais altos investimentos previstos para o período de 2011-2014 e, os impactos na principal zona de produção, a região Norte do Estado do Rio de Janeiro, com as mudanças na legislação sobre as compensações financeiras pagas pelo setor. Com olhares e saberes distintos os autores dos artigos apresentam e discutem, com rigor e diferenças de estilo, novas e úteis informações sobre um dos ângulos da realidade nacional que vem despertando um interesse crescente em estudantes e profissionais das mais diferentes áreas de conhecimento, por tratar-se de tema dos mais polêmicos da atualidade. Além de artigo da organizadora, Rosélia Piquet, a obra traz textos de Denise Terra, Eduardo Rappel, Helder Queiroz Pinto Jr., Jorge Salles, José Gutman, Laís Almada, Nina Quintanilha, Paula Nazareth, Rodrigo Valente Serra e Sérgio Wuff Gobetti.

Onde encontrar

Disponível no site da editora Mauad e em livrarias virtuais.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

As Trigêmeas


Título: As Trigêmeas
Autor: Guilherme Carvalhal
Editora: Multifoco
Ano: 2011
Assunto: Romance
Páginas: 224
ISBN: 978-85-7961-533-7

Sinopse

O romance do escritor itaperunense Guilherme Carvalhal conta a história de três irmãs: Agali, Roberta e Josélia. Cada uma delas tem sua própria personalidade e enfrenta problemas particulares. Agali será mãe e desconhece o pai de seu filho após ter sido estuprada desde a adolescência pelo tio. Josélia é submissa ao marido e Roberta foi expulsa de casa ainda durante a adolescência, vindo a se envolver com um deputado que a sustenta em uma vida repleta de luxos. Cada uma destas histórias está envolta em conceitos como liberdade, individualidade, solidão e medo.

Onde encontrar

Disponível no site da editora .