CLIPPING

Jornal O Diário - Campos dos Goytacazes - 07/07/2012 - Capa do Caderno DMais

Link para local original da publicação:
http://www.odiariorj.com/autores-e-obras-de-escritores-campistas-na-rede/


Autores e obras de escritores campistas na rede
Patrícia Bueno

Em terra de José Cândido quem tem um computador não tem mais desculpa para não conhecer autores que atuaram na cidade e suas obras literárias mais relevantes. Recentemente, o Departamento de Literatura da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima colocou no ar uma Mostra de Autores Campistas, onde destaca a história de personalidades como Alberto Lamego, Osório Peixoto, Antonio Roberto Fernandes, José Candido de Carvalho, José do Patrocínio, Amaro Prata Tavares, Waldir Pinto de Carvalho e outros nomes de destaque no cenário da literatura.

Através do endereço eletrônico http://autorescampistas.blogspot.com.br, os internautas têm a chance de conhecer um pouco sobre vida e obra desses autores. “Não propomos inventariar todas as obras de cada autor, mas sim registrar obras de referência”, comenta a historiadora Dilcéa de Araújo Vieira.

As postagens com os resumos das biografias vêm acompanhadas de fotos dos autores. Quem quiser, pode colaborar com a equipe do blog, enviando sugestões. “Será de grande valia a colaboração dos leitores sugerindo acréscimos na lista de nomes, obras e mesmo de traços biográficos”, ressalta a historiadora, que realiza o trabalho em conjunto com o memorialista Welligton Paes, dono de um rico acervo sobre a história de Campos.

Outros blogs que eternizam autores e suas obras

Acessar um site de pesquisa e digitar “autores campistas” também pode ter como resultado outras duas valiosas fontes de pesquisa: uma é o blog do Instituto Historiar (institutohistoriar.blogspot.com.br), que apresenta preciosidades da história da cidade. Outra é o Campistana (campistana.blogspot.com.br), no ar desde 2008. “A ideia surgiu quando comecei a procurar referências sobre autores campistas na internet e não encontrava. Pensei então em começar a organizar uma espécie de banco de dados, para que as pessoas pudessem ao menos saber que o autor existe, que obra publicou e como faz para encontrar os seus livros. Como faço isso sozinho e nos raros momentos de folga, acabo não conseguindo manter a atualização com a velocidade que gostaria, mas ao menos o banco de informações vai se formando”, explica o jornalista Vitor Menezes.

O Campistana tem registrados, no momento, 177 livros de 150 autores, campistas ou que tenham relação com a cidade, publicados desde 1934. O blog permite buscas por autor, por título da obra, por ano e por assunto.

Vitor conta que enquanto procurava as obras para escanear suas capas e registrar seus dados, acabou adquirindo os livros, que se juntaram aos que ele já tinha como leitor. E o acervo foi só aumentando. “No ano passado, por exemplo, comprei quase todo o acervo de autores campistas de um sebo da cidade. Para ajudar na circulação dessas obras, que muitas vezes são difíceis de encontrar para venda online, há uma área no Campistana para venda de livros, embora este não seja objetivo principal da proposta”, destaca o jornalista.

Vitor lamenta não ter mais tempo para atualizações. “O que gostaria mesmo é ter mais tempo para catalogar um volume muito maior do que o que foi catalogado. Eu mesmo tenho alguns livros que ainda não estão no Campistana e ainda estão por ter suas informações inseridas”, diz.

No blog há um pedido para que as pessoas enviem, para o contatocampistana@gmail.com, dados básicos do livro, uma sinopse e a capa digitalizada, para auxiliar no registro. Por enquanto, as colaborações são tímidas. “Algumas pessoas ajudam sim, mas é raro. Vez por outra é o próprio autor que nos envia as informações. Estamos à disposição”.

O Campistana teve até hoje, de acordo com as estatísticas do blogger, mais de 12 mil visualizações.

Nenhum comentário: