PROPOSTA

Conheça a proposta do Campistana

Campistana se destina a promover a produção de autores de Campos dos Goytacazes (RJ) e de cidades do seu entorno, sem avaliação crítica das obras. A idéia tem inspiração em outras iniciativas de valorização de escritores locais, presentes em várias cidades, especialmente em capitais.

Em Campos, embora estejam consolidadas instituições tradicionais que se dedicam ao estímulo da produção literária local, como a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima e a Academia Campista de Letras, ainda há dificuldade em divulgar e fazer circular satisfatoriamente as obras de autores campistas.

Um fator agravante é o de que a grande maioria das obras é formada por edições precárias, feitas pelos próprios autores, que não têm o tratamento editorial e comercial adequado. Em razão disso, parte dessa memória se perde em acervos familiares, condenando seus autores ao esquecimento e desperdiçando potenciais fontes de pesquisa.

Mesmo as obras editadas com o patrocínio do poder público local ainda carecem de maior profissionalismo editorial. Embora, recentemente, tenham melhorado muito sob o ponto de vista gráfico e de tratamento do texto, além de aparentemente ter sido superado o costume de utilização das obras para propaganda dos eventuais governantes, ainda há ausência de um esquema profissional de comercialização e divulgação.

A maior parte das obras divulgadas no blog não está mais disponível para venda. Ela é integrada por livros de tiragens restritas, muitas vezes distribuídos gratuitamente em círculos pequenos. Tanto quanto possível, Campistana tenta ao menos informar onde encontrar o livro para empréstimo, o que quase sempre pode ocorrer na Biblioteca Municipal Nilo Peçanha, no Palácio da Cultura.

Outras bibliotecas públicas de Campos conservam partes da produção de autores locais, entre elas estão as do Instituto Federal Fluminense, Universidade Federal Fluminense, Universidade Estadual do Norte Fluminense, Centro Universitário Fluminense (Uniflu - Campus Filosofia) e SESC Campos (Contatos na seção ONDE MAIS).

A maior biblioteca de autores campistas, no entanto, não é pública. Trata-se do fruto do trabalho incansável do médico e escritor Welington Paes, que reúne há décadas esta produção e, generosamente, permite consultas de pesquisadores em seu acervo. Informações sobre o seu contato podem ser obtidas na Academia Campista de Letras.


Toda contribuição para o blog, com informações sobre livros de autores campistas que não foram encontrados em nosso acervo são muito bem vindas, assim como críticas que ajudem a aprimorar esta ideia e propostas de parcerias. Os contatos são feitos pelo e-mail contatocampistana@gmail.com ou pelos comentários do blog.


Saudações campistas e literárias
Vitor Menezes

[Atualizado em 07/11/13]