domingo, 23 de março de 2008

Política, Políticos & Eleições

Título: Política, Políticos & Eleições
Autor: Vivaldo Belido
Editora da segunda edição: Alvorada
Ano da primeira edição: 1994
Assunto: Política
Páginas: 268
ISBN: -




Sinopse:
Livro atualiza versão publicada originalmente em 1988, para dar conta de incluir análise sobre as eleições de 1992. Jornalista experiente que comandou o jornal A Cidade, Belido traça em seu livro perfis de políticos e dá opiniões sobre a política em geral.

6 comentários:

Anônimo disse...

alo

Anônimo disse...

alo

Anônimo disse...

alo

Anônimo disse...

Acho o livro importante por ser o único que conta história da política de Campos num período rico em acontecimentos e transformações. Outra da obra, de Ecil Batista, é bastante completa, mas parte de uma visão pessoal da política-partidária, constituindo-se numa excelente auto-biografia.
Já Vivaldo Belido trata da política local dos anos 50 até a eleição de Anthony Garotinho para a Prefeitura, de quem o autor, naquela época, tece críticas de sua maneira de fazer política que se mostraram profeticamente acertadas.
Ex-dono do Jornal A Cidade, fundador do semanário Reportagem e último diretor da Folha da Comércio, Vivaldo enrique a obra com dezenas de perfis dos principais políticos da cidade.
Jornalista combativo e pessoa afável, o livro de Vivaldo tem prefácio do jornalista Latour Aroeira, "cabeça" do poeta Walter Siqueira e apresentação do advogado Ivan Senra Pessanha.
Belido morreu em 2006, tendo o fato recebido grande cobertura da imprensa que o retratou como o último grande comandante de jornal de sua geração. No Jornal O Diário, onde seu filho Guilherme ocupava o cargo de diretor de redação, a reportagem sobre a vida de Vivaldo Belido foi apenas simplória.

Francisco da Conceição Barreto.
Professor e Funcionário
Público aposentado, atualmente
residindo em Quissamã.

Anônimo disse...

É um livro importante porque nenhum outro (exceto as obras biográficas) registra a história da política de Campos. O jornalista Vivaldo Belido recorda política local dos anos 50 até a vitória de Garotinho para a Prefeitura, sobre quem, por sinal, tece críticas.
Membro da Academia Campista de Letra, Vivaldo foi dono do Jornal A Cidade, fundador de Reportagem e último diretor da Folha da Comércio. Jornalista combativo e empreendedor, morreu em 2006 e seu falecimento mereceu grandes espaços dos órgãos da imprensa, que o homenageram como o último dos grandes comandantes de jornal de sua geração.
A cobertura mais simples foi feita pelo Jornal O Diário, que na época tinha como diretor de redação seu filho, Guilherme Belido.

Francisco da Conceição,
funcionário público
aposentado, atualmente morando
em Quissamã.

Anônimo disse...

Apenas para fazer uma pequena correção (até porque reli muito recentemente o livro "Política & Eleição"),a obra do extraordinário jornalista que foi Vivaldo Belido não "tece crítica" ao ex-prefeito Anthony Garotinho, como diz o comentário postado pelo sr. Francisco da Conceição.
Na verdade, as críticas são dirigidas aos ex-prefeitos Zezé Barbosa, Rockfeler de Lima e outros que concorreram na eleição de 1988. Daí um capítulo inteiro sobre "Por que eles mereceram perder", como escreveu o saudoso e grande jornalista Vivaldo Belido, nome de enorme expressão de nossa imprensa, que muito contribuiu com aquele livro que teve orelha do poeta Walter Siqueira e prefácio do jornalista Latour Aroeira.
Espero ter contribuído com a despretenciosa lembrança. (JOSÉ MAURÍCIO S. PEÇANHA- CAMPOS DOS GOYTACAZES)