quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Chão da Vida - Memórias

Título: Chão da Vida - Memórias
Autor: Jayme de Barros
Editora da primeira edição: Léo Christiano Editorial
Ano da primeira edição: 1985
Assunto: Memórias / Biografia
Páginas: 572
ISBN: 85-85020-20-2

Sinopse:
Campista pouco conhecido em sua própria cidade, Jayme de Barros foi jornalista, crítico e diplomada. Da sua biografia constam feitos como o de ter sido um dos primeiros a identificar o talento de Procópio Ferreira, ou de ser divulgador da cultura brasileira em Paris, Buenos Aires, Nova Iorque, São Domingos e Praga. Sua casa era freqüentada por Villa-Lobos, Gilberto Amado, Portinari (autor do retrato da capa do livro), Rubem Braga, Augusto Frederico Schmidt, San Thiago Dantas, Guilherme Figueiredo, José Lins do Rego, Jorge Amado, Austregésilo de Athayde, Marly e José Sarney, Jamille e Israel Pedrosa, Ceschiatti, Antonio Bandeira, Frank Shaeffer, Scliar, entre outros artistas e intelectuais.

"Nesta época do pós-guerra (1946/9) formou uma belíssima coleção pessoal que mais tarde chegou a mexer com os brios de David Rockfeller. Monet, Van Dongen, Vlaminck, Utrillo, André Lhote, Dufy, De Pisis, Marie Laurencin, Renoir e Portinari iluminaram as paredes do embaixador, fazendo a alegria dos seus convidados, durante muitos anos, por onde ele bem representou o Brasil e, depois, no apartamento da rua Miguel Lemos 10, em Copacabana", registra a apresentação do livro, feita pela editora.

Onde encontrar:
Livrarias da internet. Aqui, nas Americanas. Aqui na Cultura. Aqui no Submarino. Em Campos, há um exemplar na biblioteca particular do professor Orávio de Campos Soares.

Um comentário:

Rosângela - discípula aprendendo... disse...

"iiiiiiiiiiiii.... num é pôca cousa naum, hein????"